Barbatanices

quinta-feira, março 19, 2009

Estado da arte em Suporte Básico de Vida

Título: Estado da arte em Suporte Básico de Vida

Conteúdo: É consensual de que o direito a ser reanimado conquista-se pelo dever de saber reanimar. Ciente deste princípio a ciência médica procura melhorar a sua prática de forma a obter a excelência. Neste contexto inserem-se as práticas na reanimação em que se destaca o Suporte Básico de Vida, vulgo SBV.

O SBV consiste num conjunto de procedimentos e atitudes que têm por objectivo reconhecer as situações em que há perigo de vida iminente, pedir ajuda quando justificado e iniciar de imediato as intervenções que permitem manter a circulação e oxigenação dos órgãos nobres até à chegada da ajuda especializada.

O algoritmo de SBV inclui gestos, técnicas e uma sequência na sua execução que estão em permanente mudança baseados na experiência de milhares de reanimações realizadas no mundo inteiro.

Sabendo da evolução permanente do estado da arte de todas as práticas em reanimação a Comissão Médica da FPAS irá realizar um up-to-date em SBV interactivo, segundo as recomendações do European Ressuscitation Council – Stavenger 2005, incluindo uma fundamentação científica desta evolução.

Destinatários: guias, instrutores e monitores de mergulho.

Data: 18 de Abril de 2009.

Horário: 9–13h.

Módulo facultativo: 15–16h, para os interessados em desenvolver conhecimentos teóricos sobre a Desfibrilação Externa Automática.

Local: Unidade de Medicina Hiperbárica do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos.

Inscrições: via email para secretaria@fpas.pt com comprovativo de filiação ou de transferência bancária no caso dos não-filiados.

Custo inscrição: gratuito para filiados FPAS e 15€ para os não-filiados (NIB 003521740001218883096).

Data limite de inscrição: 13 de Abril.


Saudações mergulhísticas

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


 
Website Counter
Counters