Barbatanices

segunda-feira, abril 09, 2007

Abriu a época da “caça”…

Finalmente, abriu a época da “caça… fotográfica” no Pé de Chumbo. E que melhor maneira para inaugurar a época, do que, não uma mas duas idas ao submarino.


Pois é, o mar deu umas tréguas e o Pé de Chumbo saiu com destino ao nosso spot de eleição. A nortada fez-nos companhia o que dificultou a manobra de unhar o ferro. Depois de uma luta árdua, lá conseguimos prender-nos ao submarino, pena que nesta fase já houvesse alguns (algumas) mergulhadores menos bem dispostos. Descida na água turva habitual, mas… assim que chegamos ao fundo uma agradável surpresa: corrente fraca e visibilidade na casa dos 4 a 5 metros (mesmo já havendo pouca luz ambiente, eram quase 7 da tarde).



O primeiro mergulho foi acima de tudo para tomar o pulso a um local que já não víamos à 4 a 5 meses. O início foi na proa e segui pelo lado de bombordo (lado mais escuro), onde verificamos o aumento de redes e consequência disto 2 lavagantes presos nas mesmas. Pessoalmente, agradeci o facto, pois assim eles ficaram quietinhos para a fotografia. Passamos a torre e não andamos muito mais, porque nesta fase começaram os congros a disputar a eleição de modelo fotográfico. Os fotógrafos pareciam umas ventoinhas, e sem mãos a medir tentaram satisfazer os muito pedidos de fotografias dos nossos amigos. Perante as dezenas de congros, tudo o resto se torna menos importante, mas também “caçamos”: solhas, fanecas, lavagantes, polvo, santola, camarões, etc.


No dia seguinte repetimos a experiência, e pelo facto de irmos mais cedo ainda tivemos mais visibilidade. Como fui o primeiro a descer consegui ter uma visibilidade a rondar os 7 a 8 metros e consegui pela primeira vez ver na totalidade o “focinho” do nosso bichinho (submarino). Desta vez levei o rumo contrário, estibordo do submarino e tive de abrir caminho à chapada pelo meio dos cardumes das fanecas. Repeti as muitas fotos e ainda houve tempo para alguns dos nossos fazerem de escuteiros ao efectuar um boa acção: soltaram o lavagante das redes. Sim, já que o caminho dele não foi o meu tacho, pelo menos que fique vivo para fotografias em mergulhos futuros.


Vou repetir uma máxima: apesar de muitos mergulhos no submarino, ele consegue sempre nos surpreender!
Que este inicio seja o presságio de uma excelente temporada no Pé de Chumbo.



Continuação de bons mergulhos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


 
Website Counter
Counters